| História do ENAST |
|
Desde sua origem o ENAST tem como objetivo promover o intercâmbio entre astrônomos, profissionais, amadores e interessados em astronomia de diversas regiões do país. Além disso, durante a realização deste evento são apresentadas várias palestras por alguns dos mais significativos astrônomos brasileiros, além dos trabalhos desenvolvidos por observatórios e instituições de todo o país. O I Encontro Nacional De Astronomia – I ENAST foi realizado na cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Este primeiro encontro realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls (CALC) em parceira com a Universidade Estadual Norte Fluminense ocorreu no período de 02 a 04 de novembro de 1998.O Clube de Astronomia Louis Cruls, Seguindo estes fundamentos o II ENAST foi realizado no estado de Minas Gerais, estando sua organização a cargo de duas instituições astronômicas: o Centro de Estudos Astronômico de Minas Gerais - CEAMIG e a Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto – SEAOP, em conjunto com o do A terceira edição do ENAST realizada na capital do estado do Espírito Santo, Vitória, foi organizada pela Associação Astronômica Galileu Galilei – AAGG. O III ENAST foi realizado no período de 02 a 04 de novembro de 2000. Realizado entre os dias 15 a 18 de novembro de 2001, ocorreu em Salvador, Bahia, o IV ENAST. O encontro foi organizado pela Associação de Astrônomos Amadores da Bahia – AAAB. O V ENAST foi realizado em Ouro Preto, pela Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto – SEAOP. Ocorreu no período de 15 a 17 de O VI ENAST foi novamente realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls (CALC) no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, no período de 19 a 22 de junho de 2003. O CEU (Centro de Estudos do Universo), localizado na cidade de Brotas, no interior paulista, foi a sede do VII ENAST entre os dias 13 a 15 de novembro de 2004.
![]() |

O ENAST também configura um fórum para discussão de assuntos de interesse da comunidade astronômica. A realização deste encontro objetiva ainda divulgar a astronomia, possibilitando o acesso da população em geral ao conhecimento científico.
contou com o apoio, para a realização do I ENAST, de diversas entidades nacionais de astronomia amadora. Organizou em 1997 e 1998, dois encontros regionais de astronomia, para poder se estruturar para assumir a organização do I ENAST.
Observatório Astronômico da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Pela primeira vez o evento que ocorreu entre os dias 13 a 15 de novembro de 1999 foi realizado em duas cidades: Belo Horizonte e Ouro Preto.
novembro de 2002, e foi organizado pela SEAOP em conjunto com o Departamento de Engenharia de Controle e Automação e de Técnicas Fundamentais – DECAT e Observatório Astronômico da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.
O CEFET de Campos dos Goytacazes foi a sede do evento.