No mundo inteiro, Brasília é a única cidade construída no Século XX classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Tem belos prédios, construções magnifícas e a arte está presente em todos os lugares.
Brasília é uma cidade diferente em tudo. O traçado urbanístico de seu gênio idealizador Lúcio Costa permite apreciar o bonito azul do céu, desfrutar da luminosidade natural e da linha do horizonte, sempre ao alcance dos olhos. A arquitetura, única no mundo graças aos desenhos de Oscar Niemeyer, faz da cidade o maior acervo a céu aberto da arquitetura moderna. Os amplos jardins e os milhares de árvores plantadas respondem pelo lado bucólico, mistura do verde salpicado de flores entre monumentos – por isso é conhecida como cidade-parque (são cerca de 50 milhões de metros quadrados de verde). Ruas largas, trânsito ordenado, motoristas educados que param nas faixas para dar preferência ao pedestre. Com 46 anos de fundação e longe de ser aquela cidade administrativa e oficial – que nasceu do sonho de Dom Bosco e construída pela iniciativa do Presidente Juscelino Kubitschek – Brasília é hoje uma cidade jovem e vibrante. Eleita recentemente pelas Nações Unidas como a cidade brasileira de melhor qualidade de vida do Brasil. Seu índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,92, bateu todas as cidades brasileiras. Com seus 2 milhões de habitantes (IBGE/2000), a capital federal ficou ainda entre as 100 melhores cidades do mundo para se viver, igualando-se à qualidade de vida dos povos mais desenvolvidos. Além de possuir hoje a maior renda per capita do País, a menor taxa de analfabetismo (4,4%) e a maior longevidade de seus moradores (75 anos), Brasília é a síntese da tenacidade e da ousadia de seus idealizadores. A cidade foi construída estrategicamente no Planalto Central, uma vasta região sem grandes acidentes geográficos no interior do Brasil. Algumas razões para sua construção são deslocamento do centro político do país para fora do eixo Rio-São Paulo, incentivo ao povoamento do interior quase vazio do país e melhor posição estratégica e militar da capital. Por que Brasília?
Incluída no rol do Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1987, Brasília é um destino turístico de excelência, cenário ideal para qualquer evento.
Porque possui o terceiro maior parque hoteleiro do país, com 30 mil leitos entre hotéis, flats e pousadas.
E é a terceira cidade brasileira de melhor padrão de Gastronomia. Além de contar com um pelotão turístico integrado por militares poliglotas e treinado para atender bem o turista.
Porque é o terceiro aeroporto do país em número de pousos e decolagens.
E é a terceira cidade mais segura do Brasil. Ocupa o terceiro lugar do país em potencial de consumo.
Porque é a segunda marina do Brasil em número de barcos, usufruindo as belezas do famoso Lago Paranoá.
E o terceiro mais numeroso corpo diplomático (84 embaixadas) acreditado numa capital de país.
Porque as distâncias são curtas de qualquer ponto da cidade, o trânsito é organizado e a setorização urbana facilita a vida do visitante.
Dispõe de vasta oferta de programas alternativos para antes e depois dos eventos.
E é uma cidade rica em infra-estrutura turística. Bem-vindo a Brasília, o destino do coração de todos os brasileiros.
|